Sabia que existe um truque no Ceramill Map para que você já tenha sua gengiva recortada durante o próprio escaneamento?
Muitos operadores gostam de trabalhar com as malhas bem recortadas, principalmente a malha da gengiva, recortar no software é uma opção boa, mas não fica certinha.
Nesse tutorial vamos ensinar de forma simples como ter a sua malha de gengiva recortada dentro do scanner automaticamente.
Dificuldade: 📷
Softwares necessários:
AmannGirrbach Ceramill Map (versão 3.5.7.1430) - pagoAmannGirrbach Ceramill Mind (versão 3.5.7.1430) - pagoAmannGirrbach Ceramill Database (versão 3.5.7.1430) - pago
PASSO 1 - Criação da ordem de serviço
Sempre que vamos começar um projeto novo de um coping, ponte ou coroa por exemplo precisamos montar uma ordem de serviço
📷
Na ordem de serviço quando temos o escaneamento de gengiva nós marcamos a opção "Gengiva separada" como verdadeira, certo?
📷
Nesse tutorial vamos usar uma técnica uma pouco diferente, nós vamos escanear nossa gengiva como enceramento.
📷
Esse "truque" vai ser apenas para o escaneamento, então para que o Ceramill Map não solicite a malha de gengiva, vamos manter a opção "Gengiva separada" como falsa.
📷
Diferente do Exocad, o Ceramill Map não permite escolher a ordem que os escaneamentos serão realizados, por isso quando abrí-lo será solicitado o escaneamento do enceramento primeiro, coloque o modelo de gesso com gengiva no scanner.
*Não é necessário recortar nenhuma parte do escaneamento, quanto mais informação tivermos dentro do scanner melhor a técnica vai funcionar.
📷
Logo após o escaneamento do enceramento(waxup) será solicitado o escaneamento do modelo superior.
*Nossa técnica exige a maior precisão possível do escaneamento, por isso recomendamos que tente retirar a gengiva do modelo de gesso sem tirar o modelo ou a base de escaneamento do scanner.
Faça o escanemanto do modelo de gesso sem a gengiva.
📷
Agora que temos gengiva e modelo sem gengiva escaneados, clique no botão "Finalizar projeto" mas não feche o software.
Após a união e renderização das malhas no scanner, vá para a aba "SUP-waxup" 📷 novamente para ver o resultado da união.
Recorte os excessos de malha.
📷
Dessa forma teremos nossa gengiva perfeitamente recortada.
📷
Mas para abrir o arquivo como gengiva no Ceramill Mind podemos inserí-la manualmente através da ferramenta de adição de malhas ou como no passo seguinte.
PASSO 2 - Renomeando os arquivos
Se abrirmos o Ceramill Mind da forma que está, o projeto vai dar um pouco errado porque o software reconhece a malha com enceramento.
📷
Para não termos esse problema vamos ter que renomear o arquivo .STL da nossa malha de gengiva.
*Agora você precisa entender um pouco mais sobre a nomenclatura dos arquivos .STL das malhas.
Em todo escaneamento usando o Ceramill Map você tem a opção de escanear onze malhas diferentes:
Gengiva superior (upperjaw-gingiva)Arcada superior (upperjaw)Pré-operatório (upperjaw-situ) Enceramento superior (upperjaw waxup)Pilar de escaneamento superior (upperjaw-marker)Gengiva inferior (lowerjaw-gingiva)Modelo inferior (lowerjaw)Pré-operatório (lowerjaw-situ)Enceramento inferior (lowerjaw-waxup)Pilar de escaneamento inferior (lowerjaw-marker)Vestibular
Quando você abre o Ceramill Mind, ele carrega as malhas do projeto usando o nome dos arquivo como referência.
No Ceramill Database, no canto inferior esquerdo, clique no botão "Abrir com explorer".
📷
Agora selecione o arquivo de enceramento que no nosso exemplo está como: "2017-05-11_00077-001-upperjaw-waxup"
📷
Renomeie o arquivo para que o Ceramill Mind reconheça ele como gengiva, no nosso exemplo "2017-05-11_00077-001-upperjaw-gingiva".
📷
Agora é só abrir o Ceramill Mind e continuar o projeto, nossa gengiva vai estar perfeitamente recortada no software e tudo feito automaticamente no próprio scanner.
📷